quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Procon-RJ encontra quase TRÊS TONELADAS de alimentos vencidos em frigorífico da Penha Circular
*Operação Lenita
Objetivo: Fiscalizar a validade e o modo de conservação dos alimentos em frigoríficos para garantir que estes trabalhem de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, deu início nesta terça-feira (04/02) à Operação Lenita, que fiscaliza frigoríficos no Rio, Baixada, Niterói e São Gonçalo. O objetivo é vistoriar a validade e o modo de conservação dos alimentos para garantir que os estabelecimentos trabalhemde acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Dos sete frigoríficos fiscalizados, três estavam irregulares. Apenas no Frigomar, do Mercado São Sebastião, na Penha Circular, os agentes contabilizam duas toneladas, 821kg e 800g de alimentos vencidos, entre carnes, queijos, manteiga, champignon e tomate seco.
Na Nova Estrela Distribuidora de Carnes e Derivados, os produtos estavam armazenados no chão, e a câmara de resfriamento apresentava rachaduras, ferrugem e vazamentos. O estabelecimento terá 30 dias para corrigir os problemas encontrados no equipamento e, caso não sejam realizados, o local será interditado.
“Alguém que vende carne de porco vencida merece ser preso. Isso é inadmissível. É uma falta de consideração com o consumidor que não tem mais fim. Esses alimentos seriam repassados para mercados e iriam para as mãos de consumidores. A legislação tem de mudar. Tem de ter cadeia para essas pessoas”, declarou a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.
Os frigoríficos que não apresentaram irregularidades foram os seguintes: Penha Rio, na Penha; Precar Indústria de Preparação de Carnes, de Acari; e Force Meat e Novo Meriti, de São João de Meriti.
Balanço da Operação Lenita:
1 – Nova Estrela Distribuidora de Carnes e Derivados (Rua Gustavo Mayer, 26/Alcântara): 7kg de contra filé e 16kg de costela bovina sem especificação. Produtos armazenados em contato direto com o chão. Peças de desossa em lugar impróprio, não específico para descarte. Câmara de resfriamento e de congelamento com rachaduras, ferrugem e vazamentos precisando de reformas urgentes. Foi estabelecido o prazo de 30 dias corridos para efetivar a regularização das pendências sob pena de interdição.
2 – Frigomar Comercial de Alimentos (Rua Soja, 70/Penha Circular): 581kg e 200g de requeijão, 124kg de mortadela, 792kg de queijos, 35kg de tubelle de peru, 33kg e 400g de manteiga, 45kg de copa majestade, 9kg e 100g de lombo canadense, 324kg e 500g de linguiça, 10kg de chispe, 14kg de presunto, 3kg de salame, 5kg de carne seca, 36kg de champignon, 26kg e 600g de tomate seco e 783kg de carne de porco vencidos, além de 4kg e 500g de peito de peru e sobrecoxa de frango sem identificação.
3 – Frisa Frigorífico Rio Doce (Rua Monsenhor Reder, 58/Barreto – Niterói): 4kg de carne moída industrializada à venda.
FONTE: http://www.procon.rj.gov.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário