sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cidinha Campos é nomeada Secretária Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - RJ

Reprodução O DIA ONLINE



'Rio trata mal os consumidores', diz Cidinha Campos

POR CONSTANÇA REZENDE



Rio - Ao tomar posse nesta sexta-feira como titular da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, pasta criada nesta quinta-feira por decreto do governador Sérgio Cabral, Cidinha Campos vai iniciar uma cruzada para reprimir os abusos contra o consumidor carioca.

Em entrevista ao DIA, jurou que água cortada dos mais necessitados, filas de banco intermináveis e mau funcionamento das bilheterias de transporte público estão com dias contados.

Cidinha toma posse nesta sexta-feira | Foto: Rafael Wallace / Alerj


A seu favor, conta a experiência como presidenta da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para aplicar, no Executivo, o que antes só podia reivindicar no Judiciário. Cidinha quer se reunir com as concessionárias para estabelecer acordos e prazos para adequações.


O DIA: Qual será sua primeira medida à frente da secretaria?

CIDINHA: Chamar fornecedores, produtores e concessionárias para o diálogo. Vamos mostrar que o estado não está de brincadeira na defesa do consumidor. Não é para pedir o que não dá. Quero ver, dentro do que eles têm, o que podem fazer mas não fazem.
____________________

Por exemplo?

Vamos ver com o sindicato de combustíveis quais os postos que estão fraudando petróleo para irmos ao endereço. Vou me dirigir aos presidentes das concessionárias para tratar das leis estaduais que não estão sendo cumpridas. A lei de 15 minutos para as filas de banco, por exemplo. Vou ser rigorosa. Não vou ficar no gabinete, vou com o Procon fazer autuações.
____________________

Qual o cenário da defesa do consumidor no estado?

O Rio trata muito mal os consumidores. A mulher, quando precisa de um banheiro no supermercado, é mal atendida.
____________________

O que será feito para os estabelecimentos cumprirem as determinações ?

Vamos fazer acordos com prazos razoáveis e negociar as demandas. Seremos interlocutores entre o governo e as empresas. Falaremos com a presidência da Cedae para ela parar de cortar água de pobre e para que não fique soberba diante das demandas do estado, porque hoje ela é. Vamos chamar a Light também.
____________________

E o Procon? Já não faz esse serviço hoje?

O Procon hoje funciona em condições precárias. Não tem carros suficientes para fazer fiscalização no estado todo, um 0800 para os consumidores fazerem suas reclamações e recursos suficientes. Agora, ele ficará subordinado à pasta.
____________________

O que de principal muda em relação ao seu trabalho desenvolvido na Alerj na Comissão de Defesa do Consumidor?

Só podia entrar com Ações Civis Públicas, que ganhávamos, mas não levávamos porque as empresas ficavam apelando na Justiça. Agora, sou do Executivo, posso fiscalizar, inspecionar, multar e até fechar estabelecimentos, mas tudo inspirada pelo meu desempenho no Legislativo.
____________________

E em relação ao metrô, alguma providência?

O metrô precisa tomar juízo. Não tem como passageiro descer na porta dos fundos, ou no trilho, e acusar a Light porque faltou luz. Faremos a mesma fiscalização com as barcas, vamos ver por que a bilheteria não está em seu horário de funcionamento. Aos poucos vamos fazer com que a concessionárias tratem melhor os consumidores.
____________________

Algum outro serviço preocupa?

A Comlurb. O certo era demitir o presidente. Como ele deixa 420 garis na limpeza da Sapucaí e só 600 para o restante da cidade? Como governo estadual apoia a prefeitura, que também é apoiada pelo governo federal, podemos ter um diálogo franco. Antes da realização desses eventos, também quero ser convidada para dar minhas opiniões.

___________________





Um comentário:

  1. Tem tudo a ver com Ela! Gostei voltou a raízes! Na ALERJ a coisa estava feia! Mudanças de ares faz bem! Se segura malandros e 171 da vida, que ela vem com tudo!!!

    ResponderExcluir